CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SETEMBRO AMARELO

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O SETEMBRO AMARELO

Lei nº 13.819, de 26 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio.

O mês de setembro chegou e com ele a missão de conscientizar a população sobre o suicídio, que representa 1,4% de todas as mortes em todo o mundo. O setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Tem como data simbólica o dia 10 de setembro.

Se um amigo, colega de trabalho ou familiar apresentar mudança de comportamento, isolando-se sem motivo aparente e por vezes até revelando pensamentos suicidas, leve-o a sério: não o julgue nem o critique, ofereça imediatamente acolhimento e apoio, e estimule-o a buscar tratamento.

Por todos esses motivos, é preciso buscar tratamento. Busque por um Grupo de Apoio que oferece ajuda e também atende pessoas enlutadas pela perda de um familiar que se suicidou. Em caso de emergência, a pessoa pode ligar para 188, o CVV – Centro de Valorização da Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat 24 horas, todos os dias.

Suicídio não é brincadeira, não é frescura, você não está sozinho nessa caminhada!!!