SERVIDORAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE SERINGUEIRAS, PARTICIPARAM DE CURSO DE CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

O Curso aconteceu em Porto Velho, nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022, com o tema sobre as atividades de Controle interno na Administração pública, na conformidade com gestão de riscos, teorias práticas e jurisprudência de acordo com a Nova Lei de Licitações n° 14.133/2021,  com abordagem da estrutura e conceito COSO.

O Curso  foi coordenado e organizado pela empresa CERTAME Licitações (Consultoria, Treinamento e Serviços) e ministrado pelo Professor  FRANCISCO NETTO, * Conselheiro fiscal efetivo do Conselho Nacional de Controle Interno –CONACI

* Conselheiro Fiscal do Instituto de Previdência de Rondônia –IPERON

* Controlador Geral do Estado de Rondônia –CGE-RO(desde 2016)

* Auditor fiscal da Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia SEFIN-RO–desde 2010. entre outras formações  de referências.

As  atividades de Controle são as as políticas e procedimentos que contribuiem para assegurar se os objetivos estão sendo alcançados, se as diretrizes administrativas estão sendo cumpridas, se está acontecendo ações de necessárias para gerênciar os riscos com vistas à consecução dos objetivo da entidade ou órgãos públicos, explanou as Servidoras  Romilda e Katieli fazendo resumo do conteúdo do Curso.

As Servidoras enfatizam que outro tema de grande importância para a administração pública é a divulgação, a transparência em seus trabalhos prestados e como forma direta do exercício da cidadania os municípios devem fomentar a participação do cidadão na administração através dos canais de ouvidoria como forma democrática e participativa, mediante todo amparo da lei 13.460/2017 que regulamenta este aspecto normativo, tecnológico e formativa.

Agradecem a   Presidente da Câmara Municipal de Seringueiras a Vereadora Valcicleia Rufino Barbosa, à oportunidade e garante aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos na execução dos trabalhos e atividades da administração Legislativ