OUVIDORIA: Um Canal de Comunicação Essencial

OUVIDORIA: Um Canal de Comunicação Essencial

A Ouvidoria é um canal de comunicação fundamental para fortalecer a relação entre a organização e seus públicos, seja ela pública, privada ou do terceiro setor. Através dela, é possível:

1. Receber Manifestações:

Ø  Reclamações: Comunicar problemas com produtos, serviços, atendimento ou infraestrutura.

Ø  Sugestões: Propor melhorias para produtos, serviços ou processos.

Ø  Elogios: Reconhecer o bom atendimento, um produto de qualidade ou uma iniciativa exemplar.

Ø  Denúncias: Informar sobre irregularidades, fraudes ou práticas antiéticas.

Ø  Solicitações: Requerer informações, providências ou esclarecimentos.

2. Garantir a Transparência:

As Ouvidorias devem ser acessíveis, transparentes e imparciais. A organização deve divulgar os canais de acesso à Ouvidoria e os prazos de resposta. As manifestações devem ser tratadas com sigilo e confidencialidade, quando necessário.

3. Promover a Participação Social:

A Ouvidoria permite que os cidadãos e stakeholders participem da gestão da organização. É um canal para o diálogo e a construção de soluções conjuntas. As manifestações recebidas pela Ouvidoria podem ser utilizadas para aprimorar produtos, serviços, políticas públicas e processos.

4. Melhorar a Qualidade dos Serviços:

A Ouvidoria identifica falhas e oportunidades de melhoria. As informações coletadas pela Ouvidoria servem como base para a tomada de decisões estratégicas. A organização que investe em uma Ouvidoria eficiente demonstra seu compromisso com a qualidade e a excelência.

5. Fortalecer a Imagem da Instituição:

Uma Ouvidoria eficaz demonstra a responsabilidade social da organização. Aumenta a confiança do público na organização. Contribui para a construção de uma imagem positiva da instituição.

Canais de Acesso à Ouvidoria:

Ø    Telefone: 3623-2044

Ø    Internet: Site Oficial da Câmara Municipal de Seringueiras, e divulgação nas redes sociais.

Ø    Presencial: Av. Capitão Silvio, Bairro Cristo Rei, Seringueiras – RO, Nº S/N

Ø    Dias de Atendimento: Segunda-Feira a Sexta-Feira, das 7:00 às 13:00 horas

Ø  Código de Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990

Ø  Lei de Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011