RECUPERAÇÃO DE NASCENTES E MATAS CILIARES

RECUPERAÇÃO DE NASCENTES E MATAS CILIARES

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções. Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água.

As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água, seja grande ou pequeno. As nascentes são de vital importância no meio rural, pois elas servem para abastecer represas, saciar a sede dos animais e oferecem suporte à irrigação das lavouras. Conforme a água vai se tornando mais escassa ao longo dos anos, maior a preocupação com a recuperação das nascentes. O enriquecimento da vegetação em volta da nascente serve para criar uma barreira natural para as enxurradas. As espécies nativas a serem plantadas variam de acordo com as características do solo e o nível de absorção de água na planta.

Para distribuir as espécies, a melhor técnica é imitar a natureza, reproduzindo a vegetação original, podendo ser divididas em espécies pioneiras, que possuem crescimento acelerado. Então neste dia 24 de maio de 2023, realizou-se a sensibilização para o plantio de novas mudas de plantas juntamente com o cuidado de proteger essa nascente, fazendo assim com que aumente a valorização da vegetação e ajudar o meio ambiente a se desenvolver de melhor qualidade.